Vamos brincar de Hannah e Clay?

by - 3:25 PM



Eu prometi que não ia começar uma discussão até que isso batesse no meu limite e acreditem, nas primeiras 24 horas do lançamento já estava quase lá, mas olha, a galera se supera.

Mais cedo estava rolando pelo feed do facebook e dei de cara com "qual personagem de 13 Reasons Why você é?", tive que reler três vezes até me dar conta de que até um quiz da série vocês fizeram... um quiz para uma série que vocês usam pra pagar de "sensíveis". Gente, eu queria ter a cara de pau que vocês tem pra "brincar" de ser eles com essa leveza toda ai. 

Meia dúzia de pessoas veio falar da série comigo, metade delas queria que eu fosse assistir por que era "um jeito de falar sobre depressão onde todos entenderiam a gravidade"... Pelo menos meia duzia deles me viram tentar suicidio pelo menos uma vez. 

Antes que perguntem, não, eu não assisti a série. Não, eu não vou ver a série. Acredito que ninguém que PASSOU POR ISSO precise reviver glamurosamente o passado. Digo glamurosamente, por que não adianta você vir aqui me dizer "mas a série mostra as cenas fortes, impactantes"... impactante é você tentar arrancar a tua própria vida e as pessoas darem mais apoio e sentirem pena pela a atriz na banheira.

A mais ou menos cinco anos eu carrego uma cicatriz mais escura no braço do primeiro corte que eu fiz. Cinco anos. Em cinco anos eu perdi a conta de quantos dias quentes eu me obrigava a usar manga longa  e moletom por vergonha de sair com os cortes aparecendo. Vergonha, entendeu? Quando você chega ao ponto de quase se matar você só sente uma coisa: VERGONHA. Hoje eu posso até dizer que me orgulho de estar viva, mas isso não se compara a vergonha que eu tenho de rever a foto ao lado e me sentir incomodada diria até, enjoada comigo mesma.

Quem ta vivo hoje pra contar a história são as pessoas que mais se incomodam em ver esse tipo de conteúdo sendo divulgado por ai sem um pingo de sensibilidade. A gente SABE que qualquer coisa pode desencadear pensamento suicida. SIM, séries e filmes que falam disso não necessariamente ajudam!

A gente tem medo que alguém que AINDA NÃO TA BEM assista 13 Reasons Why e pensar "quando eu me matar, vou fazer isso". Quem passou por isso é quem hoje se preocupa o dobro em tentar identificar pedidos de socorro dos outros, com medo deles acabarem passando pelo mesmo problema. Quem ficou do lado de alguém que passou por isso NÃO QUER VER, desculpa gente, mas não quer. Não é possível que você passe por algo assim e ainda tenha estômago de assistir um negócio desses, a não ser que você esteja muito bem na vida agora ao ponto de não se incomodar. 

Eu CANSEI de ver gente por ai falando que é "importante falar desse assunto" e depois continuar esculachando a amiguinha gorda, falando do menino magrelo da escola, rindo do amigo que se corta... por que vocês tem esse problema onde tudo que é sério pra vocês parece piada. Depressão é piada, ansiedade é piada, distúrbio alimentar é piada... que senso de humor da porra vocês tem hein?

Não sei se é humor, ou por que vocês não tem noção do quanto é "BONITO" assistir a série perto do que eu sei que muita gente na vida real já fez por ai. Por que não tem noção do que é perder alguém que tirou a própria vida. Garanto que por que tem menos noção ainda do que é ser a pessoa que quis por várias vezes tomar essa decisão. Não é choro de tristeza, não é drama por um momento ruim, é uma doença séria e que não SAI de você sem resolve tratamento ou MUITO, MUITO ESFORÇO não só SEU mas das pessoas que estão ao seu redor. Muita das vezes sua cabeça sozinha não ajuda, só piora. E desculpa te mandar a real mas depressão assim como qualquer outra doença psicológica é bem mais complexo do que postar imagem de tumblr no facebook em um dia que você quer "brincar" de estar mal.  Se esse é o seu caso, para, ta feio.

É, é sim importante falar sobre esse tipo de assunto, mas não vender. O que tem acontecido agora é que as pessoas não estão falando de suicídio, então falando da Hannah Baker. As pessoas não estão falando sobre a tua vizinha, colega, amigo que quer se matar, estão falando de "como temos que ajudar as outras pessoas com esse problema". Sempre os outros, por que os "outros" são mais importante do que aquela pessoa que só você conhece e nem relevante pra falar a respeito é, certo? Quem quer falar do filho da dona joana que meteu uma bala na cabeça semana passada, quando a gente tem a Hannah Baker que é mais famosa? Alias, ultimamente quantos de vocês não tão querendo ser Hannah e Clay né? Uma pena que a brincadeira na realidade não te chamou tanta atenção quando teu amigo precisou de você.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Deixo aqui o número de prevenção ao suicídio, tanto brasileiro quanto nos EUA. Venho lembrar que o fato de existir um número para isso, não significa que seu amigo se sinta confortável em ligar e desabafar com um estranho, ele precisa de você.

Se você está passando por isso, você não está sozinho. Sei que é difícil as vezes você querer falar com alguém a respeito, mas é importante não passar por esse processo tentando se sufocar nos problemas. Se não se sente bem para falar com a família, converse com seu amigo, converse com um estranho, mas coloque isso para fora de algum jeito. Muita gente por ai já passou ou está passando pelo mesmo que você e eu sei que muitas delas estão dispostas a ajudar.  

Minha página no facebook ta sempre aberta para quem quiser conversar, não importa qual seja a razão, você merece ser ouvido e se sentir acolhido por alguém.


[ Brasil ]  www.cvv.org.br/ - Tel: 141

[ USA ]  https://suicidepreventionlifeline.org/ - Tel: 1-800-273-8255 

You May Also Like

1 comments

  1. Ainda não entendo como as pessoas conseguem ser tão hipócritas. Endeusam uma série em que a protagonista sofre com humilhações mas ao mesmo tempo riem e excluem uma colega de sala por puro ódio e ignorância. As pessoas precisam realmente melhorar e evoluir.
    Excelente texto, e obrigada por estar aqui, apesar de tudo.
    Vamos todos fazer a diferença.
    Amei o seu blog, beijoss <3

    ahamare.blogspot.com

    ReplyDelete